Fechamento Setembro/19: R$ 13.589,32 (+5,9% ou +R$752,14)



VIDA FINANCEIRA: Esse mês o copom reduziu mais uma vez a selic, agora 5,5% e avisou que se tudo correr bem ainda esse ano terá mais 0,5% de queda. Se a selic se confirmar a 5%aa e a inflação 3,7%aa a renda fixa terá um rendimento real em torno de 1%aa. Se o objetivo for rentabilidade, cada vez mais a renda fixa fica pouco atrativa. Eu sigo firme e forte no meu projeto 100% em RV, praticamente não mexi na carteira e mantive a maior parte dos ativos que mostrei no mês passado.



Alguém sabe o que aconteceu com o RW-Trader? Ele excluiu o blog, não explicou o motivo. Pelo que ele relatou no blog, estava em uma situação não muito boa, tinha ganhado e perdido muito dinheiro com day trade no passado e teve problemas com esposa e etc. Eu estava acompanhado os trades que ele fazia, espero que ele não tenha desistido. O Pobre Sofredor também sumiu, mas pelo que ele falou teve problemas depois que a galera do trabalho dele descobriu o blog, isso justificou a exclusão.

Os fatores que fazem as pessoas desistirem dos blogs, ou até mesmo da busca pela liberdade financeira, podem ser diversos.  Estar mentalmente focado em poupar e investir, assim como manter um blog atualizado mensalmente, é um exercício de muita paciência e disciplina. E no meio do caminho vários desistem.

Seguirei forte!

PACIÊNCIA E DISCIPLINA, RUMO AOS 20K!
ABRAÇOS DO ENGENHEIRO MENDIGO!

Comentários

  1. Olá Mendigo;

    Ótima rentabilidade.
    Só uma dúvida, na tua planilha o crescimento considera aporte? ou é a real (valorização dos ativos)?

    Você está 100% na RV, o que você faria se alguma situação inesperada acontecesse? por exemplo, uma emergência médica. Você tem algum plano de ação para esse tipo de situação?

    Você já considerou montar uma Reserva de Emergência (ou uma "Reserva para Oportunidades"), está última para compra de ativos em RV, ou o preço não importa para você?

    Novo blog do RW-Holder: https://trader-lucrativo.blogspot.com/


    Atenciosamente,
    Quinn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A planilha considera o aporte e a variação das ações, é o consolidado de tudo.

      Já tinha uma reserva, mas movi tudo para a renda variável, no momento estou formando uma míni-reserva de liquidez. Caso a emergência aconteça eu vendo as posições, se for algo muito imediato eu uso essa pequena reserva, uso crédito que tenho ou peço suporte dos meus pais em último caso.

      Preço importa sim pra mim, sempre q possível tento comprar nas quedas, se eu tiver algum caixa sobrando sempre compro.

      Achei que o RW tinha sumido haha

      Abraços!

      Excluir
  2. Na certa o pobre sofredor deve ter acessado o blog dele pelo pc do trabalho e acabaram descobrindo kkkk

    ResponderExcluir
  3. Começou agora e está 100% em RV? Pq? Vc tem uma reserva de emergência? Precisa ler mais cara, muito mais ! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela preocupação, eu sei bem os riscos envolvidos na renda variável. Porque cada um tem sua forma de investir, e essa é a minha!

      Reserva para pequenos gastos imediatos, claro que tenho. A reserva maior foi paras ações

      Abraço do Mendigo!

      Excluir
    2. QUando o mercado só sobre é facil estar em RV apenas..espera vir os bear !

      Excluir
  4. E ae Mendigo!
    Cara, muito arriscado tudo em renda variável. Você é bem corajoso, mas é isso aí, cada um sabe o que faz.
    Estou com LCI e LCA vencendo este mês e outras até o final do ano, então estou partindo pra renda variável também.
    Não vou partir com tudo, tenho um pouco de receio apesar de acreditar que temos que ter um pouco de coragem para garantir mais lucro.
    Boa sorte ai! Vamos firmes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala V.P.!

      Quanto maior o capital maior o risco, meu capital é pequeno e por isso o meu risco também é bem pequeno. Se acontecer um crash e cair tudo pela metade eu "perco" 6k, valor que consigo em menos de 6 meses de trabalho.

      Agora se eu tivesse 100k, 500k, seria difícil ir com tudo em renda variável mesmo. Nesses casos entrar aos poucos é melhor, como vc vai fazer.

      Vamos! Abraços do mendigo!

      Excluir
  5. Opa beleza mendigo.. Tamos juntos nessa jornada.. vc parece Eu kk
    Estudante de engenharia 25 anos... Rumo a independência financeira
    Só que eu tô começando. Esse mês ainda. Com míseros ,500 reais e 30% de aporte do salário..
    Qual sua opinião sobre a oibr3. Da pra ganhar mais o que perder....
    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala aí Asp. Nômade! Temos idades parecidas e iremos buscar a independência na mesmo área! O importante é começar, com o tempo os aportes ficarão maiores na medida que vamos nos especializando e conseguindo melhores empregos/clientes.

      Sobre a Oi, é uma empresa falida, caso muito difícil de se recuperar no curto ou médio prazo, mas se ela for vendida as ações podem disparar e todo mundo está contando com isso.

      Já está na minha lista, irei te acompanhar!
      Abraços!

      Excluir
  6. Mendigo, parabéns por mais um mês de evolução!

    realmente chega a dar tristeza quando some um blog que acompanhamos a algum tempo, mas a exposição de sua identidade é um bom motivo para desaparecer kkkk

    grande abraço.
    P.I.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Siga nessa batida e vamos rumo ao 1 milhão! Kkkkk tô 85% em RV e entendo tua forma de pensar...

    Fiz a contabilidade patrimonial do mês... É o último post.. se quiser, da olhada lá... Espero q goste.. a propósito, minha ex voltou a causar problemas... Forte abraço!!!


    IF

    ResponderExcluir

Postar um comentário